sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Ceac oferece dois cursos no Valparaíso

O Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano, localizado na Rua Visconde de Uruguai, 344, Valparaíso, prepara-se para o início de mais dois cursos livres para o mês de fevereiro. Na segunda, dia 23, de 10h às 12h, começa o Curso Básico de Psicanálise, ministrado pela psicanalista Marília Dantas. Já na quinta, dia 26, é a vez de iniciar a jornada de aprendizado sobre Fotografia, com o professor Carlos Marinho, de 19h às 21h. Cada um deles possui carga total de 12 horas/aula, com término previsto para a última semana de março.



O austríaco Sigmund Freud foi médico neurologista e criador da psicanálise. Ao longo dos seus 83 anos de vida que se encerraram em 1939, trabalhou diversos conceitos que facilitaram o entendimento sobre os conteúdos mentais, como os complexos de Édipo (influenciado pela tragédia Édipo Rei, de Sófocles, baseia-se no sentimento de amor e ódio despertado pelos pais nos filhos) e Castração (também pertencente às teorias sexuais infantis, centra-se nas origens e consequências do temor pela perda do genital no menino e a “inveja” do falo na menina), além de outros termos como Inconsciente e Interpretação dos Sonhos. Justamente a temática que faz parte dos módulos das aulas ministradas por Marília.

“A interpretação dos sonhos é a certidão de nascimento da psicanálise, onde Freud afirma que todo sonho vai ter relação com desejos, fantasias e proibições, por mais bizarras que possam parecer nossas produções oníricas, já que sempre haverá uma mensagem do inconsciente que vai se associar à tentativa de realização dos desejos, que começam a ser construídos na vida psíquica com as fases da sexualidade infantil”, explica a psicanalista.

Para aqueles que querem migrar das imagens do inconsciente para a realidade e aprender a fazer registros mais elaborados dela, o curso de fotografia pretende dar uma pincelada nos principais tópicos necessários para esta evolução. Fazem parte dos módulos do curso fundamentos como: luz, abertura, exposição, sensibilidade, resolução, temperatura e equilíbrio de cor. Também haverá enfoque nos equipamentos (objetiva, diafragma, obturador e sensor) e no menu básico da máquina digital, com aulas práticas, dicas e revisão.

“O objetivo é permitir que as pessoas tenham progressos sensíveis na arte de fotografar, assim como noções de equipamentos digitais, a fim de ensinar ao iniciante como produzir a imagem que pensou fazer, tornando a fotografia algo divertido”, explica Carlos Marinho, que possui 46 anos de profissão.

0 comentários:

Postar um comentário