domingo, 6 de dezembro de 2015

Carreira Certa - Jornalismo (Comunicação Social)

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" Jornalismo, não é ficar atrás das câmeras, Jornalismo é correr atrás da notícia, e com credibilidade e imparcialidade, levar o público informações concretas, sem julgar ao próximo"


Essa é para quem gosta de "humanas"... Nosso Carreira Certa dessa semana, traz o Jornalismo como uma das  profissões que mais se lucra atualmente. 

Atualmente, no Brasil, o jornalismo, não é muito bem visto como outrora, levando em consideração, sua maior procura no início do século XX, onde esta profissão se fortificou.

Conheça mais sobre esta profissão... 

O que é?


O Bacharel em Jornalismo trabalha na procura e na divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. É o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, faz entrevistas e escreve artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português, de técnicas de redação e de softwares de edição de textos e de imagens são requisitos fundamentais.


Mercado de Trabalho: 

Apesar do fechamento de postos de trabalho na imprensa tradicional, como jornais e revistas, há oportunidades na área. "É importante que se entenda que não vai mais haver emprego nos moldes que existia. O grande desafio para o ingresso no curso é inventar o próprio espaço e, para isso, precisa apostar em seu lado multimídia e empreendedor", diz Rodolfo Martino, coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo. Assim, o bacharel agora tem de entender também da linguagem da internet e das redes sociais, como Twitter e Facebook. As oportunidades estão em portais, revistas online, blogs, TVs por assinatura, produtoras de conteúdo audiovisual, assessorias de comunicação, comunicação corporativa e sites de empresas, em geral. É possível, também, prestar serviços a diversas empresas, como freelancer (autônomo). Mesmo com a não obrigatoriedade do diploma, as empresas de comunicação são exigentes na hora de contratar e preferem candidatos com formação superior. São Paulo, por concentrar a maioria das editoras, oferece o maior número de vagas. No rio de Janeiro, o mercado deve ficar aquecido nos próximos anos com a realização das Olimpíadas, em 2016. As regiões Centro Oeste, Norte e Nordeste apresentam também boas oportunidades. As oportunidades de trabalho em redes sociais permitem atuação em outras regiões.´


As disciplinas básicas incluem língua portuguesa, economia e teoria da comunicação. E entre as matérias específicas constam jornalismo interpretativo e informativo, técnicas de redação e edição de texto e novas tecnologias de comunicação. Há aulas práticas de fotojornalismo, jornalismo impresso e online, rádio e Tv. 

Duração média: 4 anos






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